Afinal, o que é Branding?

Tem gente que acha que branding é só aquela questão da papelaria, construir uma apresentação visual de materiais impressos, mais conhecido como identidade visual. Isso também faz parte, mas não é só isso.
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E aí, empreendedor! Bora fazer negócio? Seja muito bem-vindo ao nosso Blog. Ulisses Bonfá falando aqui. Pra quem não me conhece, eu sou publicitário, empreendedor e apaixonado pelo desenvolvimento pessoal.

Vamos falar sobre branding. Afinal de contas, o que é branding? Por que as pessoas andam falando tanto disso e como que isso muda o meu negócio? Como que ele ajuda o meu negócio? Então, Bora, vamos lá.

Branding, para começar, a gente tem que entender o seguinte: na tradução livre para o português, se traduz como gestão de marca, ou seja, é o serviço que o negócio precisa ter com a sua marca.

Pra gente clarificar, temos que entender primeiro o seguinte: negócio é uma coisa e marca é outra, beleza? Do mesmo jeito que a pessoa é uma coisa e marca pessoal é outra, nem sempre a pessoa necessariamente é a marca. Entendendo isso, você precisa compreender que, assim, o branding ele vai cuidar justamente da gestão da marca, porque a marca é, no final das contas, o que realmente gera experiência nas pessoas. Por isso que é tão importante se preocupar e compreender a diferença que a sua marca faz.

Mas basicamente, a marca é justamente o que fica na mente das pessoas. Então, por exemplo, essa empresa, esse negócio ou essa pessoa, ela presta um serviço ou produz algum produto, certo? Para atender uma determinada necessidade de um público, mais conhecido como o mercado, esses clientes que vão consumir esse produto, ao consumir esse produto ou serviço, eles terão uma experiência. Essa experiência, esse gosto, esse sabor que as pessoas sentem pelo produto ou pelo serviço prestado, é o que vai ficar fixado na mente delas, dessas pessoas, e essa experiência em suas mentes, é justamente a marca.

O que precisa ser construído é justamente o que precisa ser trabalhado para que essa marca ou essa experiência venha ter um valor, e uma determinada importância para aquela pessoa. E é disso que o negócio vai crescer, porque quanto mais valor essa marca tiver e gerar nas pessoas, mais ela será procurada. Isso é a marca.

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Marca não é algo visual, não é algo tangível num primeiro momento, marca, na verdade, é essa experiência, é justamente como que as pessoas percebem o negócio ao consumirem daquele produto, ou serviço. Marca é a personalidade do negócio. Então, essa marca, ela precisa de cuidado, certo?

Essa marca precisa ser cuidada e é justamente aí que o Branding entra. Ele cuida justamente disso, então ele cuidará de como essa marca se comporta no mercado. Ele vai trabalhar a personalidade dela, ela cuidará, literalmente, de como ela se expressa, como ela faz para gerar uma experiência melhor nos seus consumidores, como ela se relaciona com os colaboradores, como ela se relaciona com os fornecedores, como ela se relaciona com os investidores ou com o mercado. Então, nessa construção de marca, que o branding faz, ele trabalhará também as questões visuais dessa marca, porque a marca, além da experiência, ela precisa também ganhar uma identidade visual.

E é justamente aí que entra a questão visual, a identidade visual. A gente vai criar o logotipo, vai criar as peças publicitárias, vai criar material gráfico, a apresentação da papelaria e toda a questão visual que lembrará e remeter à marca. Então, por exemplo, se uma determinada marca tem a cor predominante dela como amarelo, o amarelo estará presente em toda a sua expressão visual. O amarelo vai remeter a marca, vai remeter toda a experiência que está por trás da marca.

Então, quando você lembrar do logotipo, você não vai só lembrar daquela questão visual. Você vai lembrar de toda a experiência que você teve consumindo um produto da marca, daquela marca representada pelo logotipo, essa que é a questão. Então, ele também cuida do visual, por isso, alguns confundem.

Tem gente que acha que branding é só aquela questão da papelaria, construir uma apresentação visual de materiais impressos, mais conhecido como identidade visual. Isso também faz parte, mas não é só isso.

O Branding cuida mais de um todo da marca, entendeu? Ele vai se responsabilizar pela marca para que essa marca tenha uma percepção valorosa no mercado. A gestão de branding sempre apontará para construir o equity da marca. Esse equity é o que vai, de fato, gerar valor para a marca, de modo que ela possa prospectar os melhores investimentos, os melhores sócios e possa prospectar, também, um bom valor de mercado de venda. Porque o grande sucesso do negócio é quando ele se torna atrativo para ser comprado e isso só é possível quando você constrói uma marca realmente pautada nos alicerces de uma boa construção de branding.

Para resumir, o branding é a gestão da marca. Vai cuidar de toda a expressão, de toda a forma com que a marca se expressa, lembrando que marca e negócio não são as mesmas coisas, tá?

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